Vivemos em um país imenso com os mais diversos ecossistemas do mundo. As mais belas paisagens e as mais deslumbrantes maravilhas naturais ficam aqui. Entre tantas opções imperdíveis, nós selecionamos cinco espetáculos da natureza que você precisa conhecer.
Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Sete Maravilhas da Natureza. Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência de imersão na natureza, com um espetacular conjunto de cerca de 275 quedas d’água, por onde escoam em torno de um trilhão de litros de água por segundo. Com 2.700 metros de extensão, 800 metros do lado brasileiro e 1.900 metros do lado argentino. As Cataratas atraem turistas de todos os cantos do mundo, sendo o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil.
Cartão-postal de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos passeios mais famosos para fazer na região. Com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do mundo, essa gruta possui aproximadamente 100 metros de profundidade e é necessário descer uma escadaria de 300 degraus para alcançar seu deslumbrante lago de águas azuladas. A idade desta maravilha natural é de 10 milhões de anos, e pode-se até encontrar nela fósseis de animais pré-históricos.
O Pantanal no Mato Grosso do Sul é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Em seu espaço territorial o bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Uma característica interessante desse bioma é que muitas espécies ameaçadas em outras regiões do Brasil persistem em populações avantajadas na região, como é o caso do tuiuiú – ave símbolo do Pantanal. Estudos indicam que o bioma abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas. Segundo a Embrapa Pantanal, quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e algumas apresentam vigoroso potencial medicinal.
Localizado no estado de Tocantins e abrangendo uma área total de mais de 150 mil hectares, com uma natureza ainda pouco intocada, este parque por inteiro é considerado uma imensa maravilha natural. Você vai encontrar os mais diversos tipos de cenários de tirar o fôlego, desde cachoeiras com enormes quedas d’água, poços de águas cristalinas e dunas alaranjadas que chegam até 40 metros de altura, até antigos vilarejos onde é possível observar a produção de artesanato com capim dourado, principal fonte de renda da maioria das comunidades da região.
É um dos cartões-postais do estado de Santa Catarina. Com muitas matas e cachoeiras, tem mais de 1.421 metros de altitude. O percurso é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma visão panorâmica. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversificada, a região tem as temperaturas mais baixas do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar.