O ideal é viajar nos fins de semana para lugares da região ou esticar feriados para viajar dentro do país ou utilizar das férias para conhecer destinos estrangeiros ou mais distantes. Recomendo observar o calendário de feriados para escolha das datas.
Se for para fora do país, você deve se preocupar com uma série de fatores: Validade do seu passaporte, visto, cambio, vacinas exigidas e língua. Se for dentro do país fica mais fácil planejar uma viagem, afinal estamos no Brasil.
É recomendável viajar, mesmo com tudo pago, com 50% do valor disponível para gastos. Numa viagem de R$ 2.000,00 deve reservar R$ 1.000,00. Pode ser que você não gaste tudo, mas imprevistos acontecem e é bom estar preparado e ter esse dinheiro no banco ou disponível para gastar no cartão.
Cada época do ano tem uma temperatura diferente. É importante observar as temperaturas das cidades ao planejar uma viagem, se chove ou se faz frio e as recomendações de outros leitores. Tem lugares que vale a pena visitar o ano inteiro e tem outros lugares que não. Pesquise bastante sobre o destino escolhido.
Onde ficam localizados os principais pontos turísticos, se vai ser necessário reservar um carro ou vai poder ir de táxi, qual a localização do aeroporto ou rodoviária e qual será o melhor lugar para reservar um hotel. Como pode ver, conhecer o mapa do lugar pode ser decisivo em uma série de itens de sua viagem. Se sua viagem for para fora do país, não esqueça de saber a localização do Consulado do Brasil mais próximo.
Quando eu começo a planejar uma viagem, geralmente imprimo o mapa local e vou marcando os pontos que tenho interesse em conhecer. Sei de amigos que além de fazer o dever de casa, também compram mapas locais que ajudam a andar pela cidade. Então o mapa é um dos grandes amigos do turista.
De fato, hospedagem representa uma grande fatia do custo da viagem. A reserva feita por uma Agência de Viagens sempre é mais garantida e evita dores de cabeça. Um bom profissional de Turismo sempre lhe indicará as melhores opções, levando em conta Custo X Benefício.
Você pode ir de carro, de ônibus, de avião, de trem, de navio e até de carona. O importante é chegar lá.
Pronto, você está com tudo nas mãos: data, dinheiro, local, mapa, hotel e passagem.