• +(51) 2142 3777
  • rsturismo@rsturismo.net.br

Como planejar uma viagem

Como planejar uma viagem

  • Primeira coisa que você deve observar antes de viajar é a data, o período e quantos dias você pode ficar fora.

O ideal é viajar nos fins de semana para lugares da região ou esticar feriados para viajar dentro do país ou utilizar das férias para conhecer destinos estrangeiros ou mais distantes. Recomendo observar o calendário de feriados para escolha das datas.

  • Você viu que tem tempo livre e que vai poder viajar, então o próximo passo é escolher o destino.

Se for para fora do país, você deve se preocupar com uma série de fatores: Validade do seu passaporte, visto, cambio, vacinas exigidas e língua. Se for dentro do país fica mais fácil planejar uma viagem, afinal estamos no Brasil.

  • Agora é hora de contar o dinheiro da viagem. Quanto dinheiro você pretende gastar na viagem?

É recomendável viajar, mesmo com tudo pago, com 50% do valor disponível para gastos. Numa viagem de R$ 2.000,00 deve reservar R$ 1.000,00. Pode ser que você não gaste tudo, mas imprevistos acontecem e é bom estar preparado e ter esse dinheiro no banco ou disponível para gastar no cartão.

  • Decidiu sobre o lugar e tem dinheiro, então tem que casar com o melhor período para viajar ao local.

Cada época do ano tem uma temperatura diferente. É importante observar as temperaturas das cidades ao planejar uma viagem, se chove ou se faz frio e as recomendações de outros leitores. Tem lugares que vale a pena visitar o ano inteiro e tem outros lugares que não. Pesquise bastante sobre o destino escolhido.

  • Com o local nas mãos, o próximo passo que recomendo é conhecer o mapa do local.

Onde ficam localizados os principais pontos turísticos, se vai ser necessário reservar um carro ou vai poder ir de táxi, qual a localização do aeroporto ou rodoviária e qual será o melhor lugar para reservar um hotel. Como pode ver, conhecer o mapa do lugar pode ser decisivo em uma série de itens de sua viagem. Se sua viagem for para fora do país, não esqueça de saber a localização do Consulado do Brasil mais próximo.

Quando eu começo a planejar uma viagem, geralmente imprimo o mapa local e vou marcando os pontos que tenho interesse em conhecer. Sei de amigos que além de fazer o dever de casa, também compram mapas locais que ajudam a andar pela cidade. Então o mapa é um dos grandes amigos do turista.

  • Também vale decidir se você quer hotel, pousada, resorts, hotéis fazenda, apartamentos de temporada, albergues ou outros meios. Não faltam opções disponíveis.

De fato, hospedagem representa uma grande fatia do custo da viagem. A reserva feita por uma Agência de Viagens sempre é mais garantida e evita dores de cabeça. Um bom profissional de Turismo sempre lhe indicará as melhores opções, levando em conta Custo X Benefício.

  • Próximo passo ao planejar uma viagem é o meio de transporte.

Você pode ir de carro, de ônibus, de avião, de trem, de navio e até de carona. O importante é chegar lá.

Pronto, você está com tudo nas mãos: data, dinheiro, local, mapa, hotel e passagem.

Agora vem outros detalhes que podem fazer a diferença:

  1. Nunca esqueça seu passaporte! Mantenha-o sempre com você. Mesmo em rápidas saídas do hotel, sempre tenha seu passaporte junto.
  2. Em caso de perda/extravio do seu passaporte, vá imediatamente ao consulado informar o ocorrido.
  3. Moeda: Procure andar com alguma pequena quantia de moeda local consigo para compras rápidas, como uma água ou lanche. Cédulas de valor baixo ou moedas são muito úteis.
  4. Informe-se sobre a voltagem dos destinos. De nada adianta ocupar espaço na mala com algum aparelho, se a voltagem do local não permitir seu uso.
  5. Protetor solar sempre! Nunca esqueça de ter à mão o seu protetor solar e remédios de uso contínuo. Mesmo em lugares frios, o uso de protetor é extremamente indicado.
  6. Roupas: preze sempre pelo conforto. Afinal, você está de férias, o que vale é você aproveitar o destino da melhor forma. Informe-se sobre os costumes do lugar antes de viajar e opte por aquilo que for mais confortável para você.
  7. Consuma somente água mineral engarrafada. Em diversos lugares, mesmo a água considerada potável pode ter substâncias estranhas ao nosso organismo. Mesmo isso não representando um risco iminente, um mal estar temporário sempre é desagradável.
  8. Menos é mais! Imagine 10 dias na Europa arrastando uma mala de 30Kg pra todo lado. Antes de montar sua mala, coloque todas as roupas em cima da cama e avalie se tudo aquilo é mesmo necessário. Geralmente volta-se para casa sem usar a metade das roupas que levou.
Marketing RS Turismo